15/06/2012 12h07 - Atualizado em 27/01/2016 15h53

Vitória é premiada como a capital mais competitiva no turismo ambiental

foto: Acervo CDV
Horto de Maruípe.


A capital do Espírito Santo, Vitória, foi contemplada com o melhor índice de competitividade do turismo nacional entre as 27 capitais do Brasil, na categoria aspectos ambientais durante o 7º Festival Internacional de Turismo Cataratas - FIT, em Foz do Iguaçu (PR). A pesquisa de campo é realizada nos 65 destinos indutores do desenvolvimento turístico regional priorizados pelo Ministério do Turismo (MTur).

A solenidade de premiação foi realizada na noite de quarta-feira (13), em Foz do Iguaçu (PR). O MTur e o Sebrae contemplaram o os municípios que mais evoluíram e os que alcançaram as maiores notas no Índice de Competitividade do Turismo Nacional 2011. O indicador mede o estágio de desenvolvimento dos destinos turísticos brasileiros. No total, foram contempladas 13 capitais e 11 não capitais avaliadas nas 13 dimensões pesquisadas.

As maiores notas ficaram com São Paulo (SP), Recife (PE) e Foz do Iguaçu (PR). Os destinos de maior evolução, na média geral, foram Porto Velho (RO), como capital, e Balneário Camboriú (SC), como não capital. Outros 19 municípios também foram premiados entre os destinos de maior evolução nas diversas dimensões que compõem Índice de Competitividade. O estudo compara os resultados da pesquisa de campo realizada em 2010 com os de 2011.

As capitais premiadas pela evolução são: Vitória (aspectos ambientais), Porto Velho (monitoramento e capacidade empresarial), Maceió (infraestrutura e acesso), Aracaju (serviços e equipamentos), Cuiabá (atrativos), São Luís (marketing), Rio Branco (políticas públicas), Porto Alegre (cooperação regional), Rio de Janeiro (economia local), Campo Grande (aspectos sociais) e Goiânia (aspectos culturais).

O Índice de Competitividade é apurado anualmente, desde 2008, em pesquisas de campo realizadas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) nos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional, priorizados pelo MTur. Um dos objetivos do estudo é produzir uma série histórica para avaliação da competitividade de destinos, fornecendo informações que podem subsidiar o planejamento estratégico da atividade turística e monitorar a evolução da atividade nos destinos e no País.

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